Entenda como começar um negócio no segmento de reparo de smartphones

O Mercado de reparo de celulares não para de crescer
agosto 13, 2017
Franchising: o mercado que não foi afetado pela crise
agosto 13, 2017
Exibir tudo

Entenda como começar um negócio no segmento de reparo de smartphones

Conhecida pelo caso de honestidade que viralizou na internet, onde o cliente foi até a loja e teve o conserto do seu celular totalmente de graça, e que resultou em quase 73.000 compartilhamentos e 300.00 curtidas, a Rei do Iphone é uma assistência técnica especializada na marca que leva em seu nome e está localizada na Santa Ifigênia.

Desde o ato de honestidade que se espalhou nas redes sociais, a Rei do Iphone teve um crescimento em sua receita de 455% e hoje fatura cerca de R$500.000 reais por mês (embora esse valor não seja confirmado pelo dono, Wissam Atie). Com essa guinada, a loja que antes tinha apenas 8 metros quadrados, mudou de endereço e o aluguel atual é de R$16.500 reais (duas vezes mais do que no ponto anterior).

De 10 para 150 atendimentos diários – com direito até a fila de espera -, Wissam aposta no bom atendimento para fidelizar e agradar a clientela. Ele oferece cafezinho, pedaços de bolo e agora casquinhas de sorvete sabor baunilha, nas cores branca e azul, fazendo alusão ao logotipo da loja.

Além disso, fez um curso de quarenta horas em uma escola parceira da Apple, no Itaim, e conseguiu o certificado de técnico especializado em Iphone. Tudo para manter um serviço de qualidade e assim manter a preferência no seu negócio e sobressair sobre os demais.

 

Como começar um negócio no segmento de reparo de smartphones?

Com tantas oportunidades de bons negócios e bons rendimentos, montar uma assistência técnica pode ser uma ótima alternativa de empreendimento. Se for bem gerenciada e oferecer serviços de qualidade, é possível ter sucesso rápido e torna o seu ponto comercial bastante requisitado e com excelente reputação, atraindo muitos clientes.

Se você tem interesse em começar um negócio no segmento de reparo de smartphones, veja a seguir dicas valiosas que lhe ajudarão a montar a sua assistência técnica.

 

1 – Curso e capacitação em técnico em celulares

Para abrir esse tipo de negócio, é necessário ter um profissional capacitado e bem treinado para realizar o serviço. Seja você o dono e também quem fará os consertos ou se irá contratar alguém, o importante é investir em um bom curso técnico.

Hoje em dia é muito fácil encontrar cursos especializados em manutenção de celulares e que custam, geralmente, em torno de R$300. Esse investimento é fundamental para o sucesso da sua loja, pois lembre-se que uma assistência técnica preza pela qualidade e garantia do serviço, prevista na Lei pelo Código de Defesa do Consumidor.

 

 

2 – Espaço para montar sua loja

A maioria das lojas de assistências técnicas não passam de 20 metros quadrados, pois não é preciso tanto espaço, visto que a manutenção é de um aparelho pequeno. Para trabalhar bem e atender os clientes com conforto, o segredo está na organização. Deixe um amplo espaço para trabalhar tranquilamente com uma mesa e também para cadeiras, onde os clientes possam esperar o serviço ser feito.

Para que consiga realizar a manutenção sem perturbações, coloque uma divisória entra a área de atendimento dos clientes e onde é feito o reparo dos celulares. Além disso, é importante preservar a segurança do lugar. Mantenha um armário com cadeado para guardar os aparelhos que estiverem prontos e outro para os que ainda serão consertados.

De preferência, contrate o serviço de uma empresa de segurança ou alarme, pois o risco é alto quando se trabalha nesse ramo, pois celulares são muito visados por ladrões. A não ser que o seu estabelecimento fique dentro de um shopping, já que o aluguel inclui seguro.

 

3 – Equipamentos para trabalhar

Os equipamentos de manutenção de celulares são muito parecidos com os de manutenção de computadores – ou até os mesmos. O kit de ferramentas para manutenção pode ser comprado em qualquer loja especializada em informática e os preços variam conforme a especialidade do serviço. Mas geralmente são encontrados a preços acessíveis. No caso de peças autorizadas, é necessário entrar em contato com os fabricantes, sejam da própria marca ou que fabricam peças apenas para celulares, como teclado, cabo flet, display, etc.

É interessante manter um estoque próprio com as peças mais usadas ou trabalhar por encomenda. Para o estoque próprio, deve-se ter uma boa quantidade de peças e para todos os modelos de celulares disponíveis no mercado, para o serviço ser mais rápido. Já para encomendas, existe o risco de não encontrar as peças devido à grande procura.

 

4 – Licenças necessárias para exercer o seu negócio

Assim como qualquer outro negócio, uma assistência técnica também precisa de licença para funcionar, pois atua como uma empresa tradicional. Então, você precisará de um CNPJ para a abertura da firma. Bem como estar registrado em Prefeitura como prestador de serviços, registro esse que garante impostos sob cada nota fiscal menores do que os de um ponto comercial.

Abertura de firma, contratação de funcionários e todos os tipos de pagamentos devem ser feitos diante um contador, uma vez que ele é um profissional especializado nessa área.