5 Dicas preciosas para quem quer abrir um Negócio?

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agosto 13, 2017
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5 Dicas preciosas para quem quer abrir um Negócio?

Ser o dono do próprio empreendimento é o sonho de muitos brasileiros. Não somente pelos ganhos financeiros, mas também porque abrir e manter o próprio negócio é uma realização pessoal e profissional. Contudo, ser empreendedor – principalmente em tempos de crise – exige trabalho árduo e coragem para investir mesmo sem ter a certeza de que haverá algum retorno no futuro. Em outras palavras, é preciso não ter medo de colocar a mão na massa e, claro, não ter medo de apostas.

Embora seja mais fácil começar um negócio do zero tendo bastante capital para investir, nada lhe impede de abrir o seu negócio mesmo com o orçamento apertado. Basta usar a sua inteligência, perseverança e dedicação, e você terá a chance de construir um negócio de sucesso.

O primeiro passo

Ao iniciar um negócio próprio, vários novos empreendedores se deparam com as seguintes dificuldades:

  • Falta de dinheiro para montar o negócio;
  • Não saber que negócio montar;
  • Medo de empreender e falhar.

Estes são os dilemas mais comuns e que provavelmente já devem ter passado por sua cabeça. O importante nessa primeira etapa é pesquisar bastante, buscar informações e fazer um bom planejamento. Além disso, existem algumas dicas desenvolvidas por grandes empreendedores que você pode seguir e que, mais do que ajudar a ter facilidade na hora de montar o seu negócio, ensinarão como ter sucesso com o seu empreendimento.

 

1 – Não tenha medo de investir

O maior empecilho que novos empreendedores encontram na hora de montar o próprio negócio não é a falta de dinheiro como muitos pensam, e sim o medo de investir e falhar.

Tenha em mente que empreender é uma aposta, pode dar certo, assim como pode não dar. Porém, para que os riscos do seu negócio sejam menores, analise cada um deles para tentar minimizá-los ou até mesmo eliminá-los.

Planeje o seu modelo de negócio e busque aprender mais sobre gestão financeira, gestão de pessoas e marketing. Também pesquise as tendências do mercado em que pretende atuar, faça levantamentos dos seus concorrentes e observe as estratégias que usam para atrair e engajar os clientes. Compreenda o que ele faz e traça estratégias para melhorar aquilo que já vem sendo aplicado por ele.

Estar bem preparado te ajuda a compreender melhor os riscos e também as oportunidades que terá com o seu empreendimento.

 

2 – Prefira negócios de baixo investimento

Se o seu orçamento está apertado, dê preferência para modelos de negócio que exijam pouco dinheiro. Dessa forma, você evita dívidas e se arrisca pouco.

Outra opção é procurar por um parceiro que tenha interesse em investir. Nesse caso, é preciso saber estruturar a sua ideia e então apresenta-la para o futuro investidor ou para pessoas que possam se interessar.

Seus investidores podem ser amigos e familiares, porém, tome cuidado ao escolher para que não haja problemas no futuro, principalmente se a parceria se concretizar.

 

3 – Escolha o seu ramo de atuação

Esqueça a ideia de que para um negócio fazer sucesso, ele precisa ser genial, original e único. Não é necessário ter uma ideia de negócio incrível e que ainda não exista. O que você deve fazer é observar o mercado e perceber o que está faltando ou pode ser melhorado. Afinal, grandes negócios da atualidade nada mais são do que versões aperfeiçoadas de ideias de negócios que já existiam.

 

4 – Definir o seu público-alvo

Ao iniciar um negócio, além de definir o produto que se quer vender, é preciso levar em consideração vários fatores, entre eles e talvez o mais importante, seja definir o público-alvo. Afinal, saber o que se quer vender sem saber para quem vender é o erro que muitos cometem e, infelizmente, o que leva os novos empreendimentos ao fracasso ou que impedem até de sair do papel.

É essencial para o empreendedor reconhecer o seu público-alvo já que, dependendo do produto, aspectos como idade e nível econômico são determinantes para a obtenção de  sucesso. Conhecer bem o seu cliente, mais do que tornar a venda mais fácil, possibilita o aperfeiçoamento dos seus serviços e apresentar novas soluções.

 

5 – Invista no marketing e suas ferramentas

Para atrair cliente e vender, você precisa divulgar o seu negócio, a sua ideia, o seu espaço físico. Hoje em dia, na era das mídias sociais, é muito fácil investir no marketing da sua loja, o chamado marketing digital. Aproveite as redes sociais para expor seus produtos e serviços, o benefício de usar esses tipos de ferramentas é a facilidade de atingir novos clientes e a repercussão que elas têm. Além disso, usar a internet demanda menos tempo e dinheiro do que os meios impressos, por exemplo.